Indústria no Brasil
O futuro do modo de produção industrial tem ganhado cada vez mais espaço no cenário global. Discussões são formadas a respeito dos mais variados temas: ferramentas de tecnologia adequadas para cada tipo de operação, o novo papel dos trabalhadores nesse novo cenário, o potencial de produtividade a ser alcançado mundialmente para que companhias possam se manter competitivas, entre outros.
Nesse emaranhado de assuntos, a automação industrial está sempre presente, ainda que de forma implícita nessas discussões. Hoje, entregar produtos com qualidade cada vez melhor e aumentar a produtividade – especialmente na indústria de manufatura, por exemplo – depende de uma série de componentes, que podem variar de aplicações simples a robôs complexos.
Essa é uma trajetória cujo início é marcado por um período muito anterior à indústria 4.0. No Brasil, equipamentos da Mitsubishi Electric marcam presença desde a década de 1960, auxiliando a impulsionar a indústria nacional por meio de ferramentas dedicadas a melhorar a produtividade dentro das siderúrgicas que começavam a ser inauguradas dentro do país.
Automação industrial
Se antes o esforço era dedicado a subsidiar o início da produção, hoje as soluções de automação industrial estão dedicadas a melhorar a competitividade, usando a tecnologia para finalidades que variam de facilitar o trabalho de operadores e torná-lo mais seguro até ferramentas de inteligência artificial capazes de auxiliar no monitoramento de máquinas.
Hoje, implantar iniciativas de automação depende de um mapeamento cuidadoso. É necessário mapear dados críticos para a operação diária e como estão distribuídos na planta para definir quais são os equipamentos necessários para garantir a integridade dos dados e atingir resultados de maneira eficaz, evitando fraudes. A implantação deve ser feita passo a passo, de maneira modular e escalável, oferecendo retorno de investimento atrativo, servindo assim como incentivo para futuras instalações.
A realidade da base industrial no Brasil mostra que há um longo caminho a ser trilhado para atingirmos um nível de maturidade expressivo. Hoje, companhias de diferentes setores e portes se veem desafiadas pelo cenário macroeconômico de retomada lenta, com aceleração discreta no consumo e altos níveis de desemprego impactando diretamente o consumo. É necessário que lideranças estejam cada vez mais atentas para perceberem as oportunidades a serem aproveitadas e quais são as principais práticas a serem adotadas a fim de garantirem sua sobrevivência ao longo do tempo.
Para adotá-las e garantir resultados eficazes, é necessário que as lideranças da indústria sejam capazes de visualizar a importância desse tipo de investimento, passando a mensurar retornos financeiros tangíveis no curto prazo para se preparar de maneira eficaz.Com esse tipo de estratégia, será possível vencer e acelerar o desenvolvimento desse canal no País, ampliando a atuação das empresas e garantindo ainda mais oportunidade de competitividade, tornando cada vez mais companhias pioneiras e eficazes em um futuro de consumo acelerado.
*Gerente de marketing da Mitsubishi Electric*
Fonte: http://twixar.me/DvSn