Embalagens:
Em território nacional, a exigência do público por embalagens mais inteligentes e visualmente atrativas está em alta, principalmente nas regiões metropolitanas. Essa mudança do consumidor dá ampla vantagem a quem observa a importância que uma boa embalagem tem: agrega valor para a marca, facilita a vida do consumidor, vende os valores da empresa e conquista compradores no ponto de venda.
Interatividade:
Seguindo a caminhada da humanidade por inovação, o mercado das embalagens não poderia deixar de fora novas possibilidades de interação com o público.
Hoje, o custo para se fazer grandes modificações ainda é alto, mas pequenas ideias podem acrescentar valor e ganhar a simpatia do público.
Um bom exemplo é o já conhecido QR Code. Sua presença em embalagens aumenta a experiência do consumidor e pode passar informações que vão desde os ingredientes até modos de usar o produto e receitas. Essa tecnologia aumenta o engajamento das pessoas com as marcas e é um efetivo influenciador de decisões.
Sustentabilidade:
Com o passar do tempo, o conhecimento sobre meio ambiente e ecologia está crescendo, principalmente nas metrópoles, e isso se reflete nos hábitos de compra.
A mesma pesquisa, Survey of Future Packaging Trends, diz que hoje em dia o item mais valorizado, para 81% dos profissionais, é a conveniência e facilidade que uma embalagem traz.
Mas esse número tende a mudar e as expectativas são de que em 10 anos o item mais importante seja a percepção ecológica que a embalagem passa. 45% dos profissionais apostam nisso. A capacidade de reciclagem e a possibilidade de reuso delas também foram itens considerados importantes.
Minimalismo Prático:
Em conjunto com os valores verdes das embalagems, o minimalismo amplia a visão de economia, simplicidade e conveniência. Cada vez mais o “menos é mais” atinge o consumidor médio.
E não apenas o design dos rótulos é afetado por essa visão. Frascos cada vez menores, mais práticos e com menor quantidade de materiais que danificam o meio ambiente são a tendência e andam em paralelo com mudanças sociais de nossos tempos.
O novo perfil urbano:
Para o novo perfil urbano dos jovens adultos, são necessárias embalagens mais fáceis de carregar e armazenar, para moradias cada vez mais compactas e hábitos que buscam mais praticidade. Embalagens com porções individuais estão em alta.
Embalagem continua
O que se pode dizer é que o design de embalagem continua com alta demanda, mas exige cada vez mais originalidade, praticidade e exclusividade, que resultem em melhor performance de vendas. O mercado e os empresários brasileiros devem ficar mais atentos ao trabalho dos designers gráficos, para conquistar o diferencial no ponto de venda.
Fonte: Luiz Felipe Di Lorenzo – www.studiodilorenzo.com.br
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