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Como escolher a embalagem certa para atrair seu público?

O Poder da Embalagem

Existem diversas formas de escolher uma embalagem de maneira a despertar o interesse do consumidor. Isso expressará a posição da marca e pode ser usado como um recurso de publicidade no estabelecimento de venda, o que acarretará em uma transmissão de sentimentos que façam os clientes terem vontade de comprar.

Assim, a escolha da embalagem certa de um produto deve ter a mesma atenção dedicada ao produto propriamente dito, pois é uma das maneiras mais eficazes de conquistar clientes e destacar a empresa positivamente. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

A embalagem é a primeira ferramenta de marketing para encantar os clientes

Os clientes são cuidadosos na escolha dos produtos e, com o fácil acesso à informação, o desejo de saber mais sobre o que consomem aumentou significativamente nos últimos anos.

Os valores da empresa, especialmente sobre a sustentabilidade, têm definido as escolhas, e isso deve estar claro quando o cliente visualiza um produto na prateleira. Os supermercados, por exemplo, têm uma enorme variedade de produtos expostos; por isso, as embalagens precisam ser bem-feitas para encantar o cliente rapidamente e influenciar no seu poder de escolha.

A embalagem perfeita é mais do que apenas um acondicionamento

Além de encantar o cliente e destacar a marca, a embalagem correta proporcionará a segurança do produto como em uma caixa e zelará pela sua qualidade, conservação e durabilidade durante o transporte e o tempo em que ele ficará na prateleira.

Dessa forma, se a empresa quer que seus produtos se destaquem diante dos clientes, deve atentar aos seguintes cuidados na escolha da embalagem ideal:

1. Determine a estrutura da embalagem

Antes de desenvolver uma embalagem, devemos decidir sobre a estrutura. Que tipo de caixa é melhor para o seu produto? Para fazer essa determinação, fazemos muitas perguntas. Aqui estão alguns pontos a serem considerados ao pensar sobre a melhor estrutura:

  • o que será armazenado na embalagem? Quanto isso pesa? Quais são as dimensões do produto? Quantas peças estarão dentro da embalagem? Elas precisam de proteção?;
  • existem especificações de qualidade ou desempenho? Resistência à água, barreira de graxa, uso externo, segurança infantil, etc;
  • é necessário um espaço para visualização do seu produto?;
  • qual é o seu orçamento?;
  • qual é a função da embalagem? É um pacote de presente? A embalagem pode ser repassada após a compra?;
  • como será enviado?;
  • quais são os requisitos da prateleira de varejo onde seu produto será colocado? As caixas precisam ser empilhadas?

O próximo passo é decidir qual tipo de caixa é ideal para seu produto e sua marca:

Caixas dobráveis

Os cartões de dobramento são caixas geralmente feitas de cartão SBS ou Kraft. A arte é impressa diretamente no próprio substrato de cartão dobrável. Os cartões de dobramento geralmente são produzidos para fácil transporte e armazenamento.

Uma vez que eles estão prontos para serem preenchidos, os cartões planos pré-colados podem ser colocados em forma pelo usuário final. Existem muitos tipos de cartões dobráveis.

Os benefícios encontrados nesse tipo de embalagem são a rapidez e facilidade de produção e armazenamento, possibilidades infinitas de tamanhos, formas e estilos de caixa.

Caixas rígidas

As caixas de montagem rígidas são feitas de aglomerados mais pesados e mais espessos. Depois que o quadro é cortado, ele é formado e recoberto com um material mais fino que mostra uma arte ou gráficos. As caixas rígidas são enviadas totalmente formadas.

Os benefícios encontrados nesse tipo de embalagem são o maior valor do produto percebido pelo cliente, embalagem forte, durável e melhor proteção do produto, além de não haver necessidade de montagem.

2. Busque um design autêntico

Com a imensa quantidade de produtos competindo pela atenção dos consumidores, a escolha da embalagem deve ser autêntica, sem ser genérica ou parecida com os concorrentes. O projeto de marketing começa com a escolha de embalagens personalizadas e originais, que reforcem a identidade da empresa e sua linha de produtos.

Para elaborar o design de uma linha de produtos, é importante projetar as embalagens sempre com o olhar voltado para o futuro, investindo na criação de projetos sistemáticos, que permitam simples mudanças de informações para toda a linha de produtos.

3. Ofereça praticidade no manuseio do produto

O consumidor terá muito mais interesse em adquirir um produto que seja prático e funcional. A escolha da embalagem deve levar em consideração soluções inovadoras, que facilitem o uso. Por consequência, embalagens que possam suportar altas e baixas temperaturas são mais atrativas para o consumidor.

A funcionalidade da embalagem deve ser garantida de forma a proporcionar o manuseio do produto facilmente e com segurança. Por exemplo, se o cliente precisa de outro objeto para abrir a embalagem ou tem problemas no armazenamento, a chance de comprar o produto novamente diminui se ele encontrar uma opção de embalagem que resolva essa dificuldade.

Outro detalhe importante é referente ao tamanho e capacidade das embalagens. Com o aumento de pessoas que moram sozinhas ou em famílias menores, esse detalhe é mais relevante, pois evita o desperdício de espaço.

4. Demonstre a qualidade do produto

A aparência da embalagem é fundamental, e isso se torna destaque para o consumidor em meio à enorme variedade de produtos concorrentes. A qualidade do produto deve ser comunicada já na embalagem, de acordo com seu propósito e público-alvo.

Não adianta o produto ser o melhor em termos de matéria-prima e modo de processamento/armazenamento se não demonstrar o mesmo cuidado com a embalagem. Ela deve ser o espelho do produto, e o cliente, ao visualizar a embalagem, já deve ser convencido de imediato da sua qualidade.

É importante colocar-se no lugar do consumidor para saber quais são seus desejos e expectativas, para alinhar o padrão estético ao seu anseio. Enquanto alguns consumidores buscam glamour e sofisticação, outros estão interessados em linhas mais sustentáveis e naturais. Assim, a definição do público-alvo nesse momento é primordial.

5. Escolha embalagens com durabilidade

O produto passa por diversos locais antes de chegar até as prateleiras do supermercado. Pensando nisso, o cuidado na escolha correta para a conservação é essencial para não colocar em risco a saúde do consumidor e também não gerar prejuízos à empresa caso o produto estrague no caminho.

As embalagens devem evitar a ação de agentes externos que possam deteriorar o produto, como micro-organismos, umidade e incidência de luz. Dessa forma, a vida útil do produto será prolongada pelo tipo de embalagem escolhido, que deve ser resistente durante o armazenamento, distribuição e consumo.

Certifique-se de que sua embalagem resultará no envio do produto para o cliente em excelentes condições. Em longo prazo, será mais caro substituir o produto do que investir agora em embalagens adequadas.

Fonte: Embalagens M2B
Disponível em: http://blog.mmembalagens.ind.br/como-escolher-a-embalagem-certa-para-atrair-seu-publico/

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